Conheça Maresias

Uma cidade de encantos

A praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, contabiliza uma média de 380 mil estadias de turistas todos os anos, hospedados em chalés, hotéis e pousadas do bairro.  A representatividade local (aproximadamente 40% de todos os turistas de São Sebastião, que conta também com praias populares como Cambury e Juquehy) fomentou o mercado hoteleiro e gastronômico, criando algumas dezenas de comércios prontos para receber esses milhares de visitantes.

 Em busca de representatividade e força, um grupo de empresários locais fundou, no fim da década de 1990, a APHMBR – Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias, hoje com 36 associados e responsável por 70% de toda a movimentação turística local.

“Passam pelos nossos associados, anualmente, aproximadamente 250 mil turistas hospedados, e um número muito maior entre nossos bares e restaurantes. Nossa união busca uma constante melhora nos serviços ofertados, além de maior rentabilidade ao setor, conseguida através do cooperativismo”, explica André Teston, presidente da entidade.

Com cerca de 2000 dos 3000 leitos da praia, além dos principais estabelecimentos gastronômicos e de lazer, os associados colecionam vitórias, e destacam as vantagens de se unir forças no Turismo: “Juntos nós conseguimos taxas especiais de crédito e débito, descontos em compras coletivas com fornecedores, realizar eventos e ações de comunicação visando fomentar o turismo local e gerar visibilidade, organizar cursos profissionalizantes e participações em feiras, isso sem falar na troca de experiências que esse tipo de atividade conjunta propicia”, conta Teston. 

Com o aumento da exposição do bairro em decorrência do tricampeonato mundial de surfe pelo atleta local Gabriel Medina, assim como pela presença na elite do esporte dos também nativos Samuel e Miguel Pupo, a entidade prevê ainda mais atuações em curto e médio prazo.

“Estamos aproveitando essa visibilidade para buscar novas melhorias, estruturando melhor os serviços e ofertas turísticas, , beneficiando ainda mais os turistas”, adianta Teston. “Maresias tem muito a ofertar além da praia.  Temos ofertas de turismo ecológico, esportivo, de eventos, corporativo, além do já tradicional sol e mar. Agora é a hora de mostrar isso para o mundo”, conclui.




São Sebastião

Se a invasão de surfistas brasileiros no campeonato mundial de surfe de elite (WSL) é chamada de “brazilian storm”, com nove atletas tupiniquins dentre os 36 na competição, podemos dizer que existe também uma “maresias storm”, visto que a praia sebastianense, sozinha, responde por três dos nove atletas brasileiros na competição. Além do tricampeão mundial, Gabriel Medina, cresceram e residem em Maresias também os irmãos Samuel e Miguel Pupo, todos os três atualmente na elite do surfe. Moram na praia também outros atletas de destaque nas águas, como Marcio Grillo (SUP), Carlos Bahia (Long), e Sophia Medina (surfe feminino).

O segredo para essa fábrica natural de atletas de alta performance e destaque está na excelente qualidade das ondas de Maresias, com intensidade, tubulação e velocidade variadas, de acordo com o ponto da praia, permitindo o treino em evolução dos atletas. Além disso, iniciativas como a da Associação de Surfe de Maresias, e do Instituto Esporte Educação, com oferta de aulas gratuitas de surfe para os residentes, permite essa constante renovação nos talentos, e acessibilidade ao conhecimento para todos.

Mas não é só de atletas profissionais, de olho em campeonatos e/ou medalhas olimpicas que é tomado o mar maresiense. Tem de tudo.

Desde os masters, surfistas dos 30 aos 70 anos, brincando e ensinando nas águas, até jovens e crianças que estão começando a se aventurar no esporte, fazendo uso das diversas escolinhas presentes na faixa de areia.

Para os amantes do esporte, uma grande vantagem é a temporada invertida: apesar de boa para o surfe o ano inteiro, é na baixa temporada turística (entre maio e setembro) que Maresias apresenta as melhores ondas. Ou seja, os surfistas conseguem desfrutar do melhor no esporte, com a vantagem de preços mais atraentes e a praia muito mais vazia – assim como menos crowd no mar.

Importante ressaltar que quem quer se aventurar pela primeira vez no esporte deve sempre bom buscar a ajuda de um professor profissional, ou ainda dos bombeiros, indicando as áreas mais seguras para a prática.

–  Pontos para Surfe 

    • Iniciantes: entradas 01 a 05. Ondas menores.
    • Intermediário: entradas 06 a 15. Ondas cavadas.
  • Alta performance: entradas 16 a 21. Ondas fortes e cavadas. Formação maior.

Maresias: uma praia para a família

“Existe uma fama de praia muito jovem, mas a realidade é que o nosso público envelheceu, constituiu família, e não deixou de frequentar nossas areias. Trabalhamos, essencialmente, com pessoas acima de 30 anos, famílias e casais. Um público tranquilo e interessado em desfrutar das belezas e atrativos de nosso bairro”, conta André Teston, presidente da APHM.

Infraestrutura para a Família

Mas não é só o envelhecimento dos antigos amantes da praia que garante a mudança de público. A excelente infraestrutura, com oferta de comida de qualidade, cadeiras, guarda-sóis, locação de equipamentos esportivos, agências turísticas com roteiros diversos, entre outros, estimulou a atração das famílias que buscam conforto e tranquilidade.

“Maresias tem escolinhas de surfe, beachtennis e futvolei ao longo da praia, ofertando entretenimento para todas as idades. Do pequeno ao adulto, todos conseguem ser atendidos com qualidade. Além disso, temos restaurantes e barracas de praia em toda a extensão, uma comodidade que muitas famílias não abrem mão”, completa o presidente.

Com a mudança de público ao longo dos anos, veio também a adaptação da vida noturna. Hoje, no lugar de “baladas”, o comércio é majoritariamente de bares e restaurantes com música ao vivo, frequentados por adultos e crianças.

Já na estrutura hoteleira, Maresias possui grande variedade de quartos familiares, para até quatro ou cinco pessoas, assim como copa da mamãe, oferta de monitoria infantil, entre outros.

Para os pais que tem receio das famosas ondas de Maresias, André Teston tranquiliza. “Nossa praia é extensa. Tem áreas com ondas mais fortes, ideais para esporte, mas também áreas mais tranquilas, de ondulação mais fraca, ideais para famílias e brincadeiras na água. Temos até pontos com piscinas naturais, na maré alta, ideais para bebês. Tem de tudo, basta escolher o ponto da praia que melhor se enquadra com suas necessidades”, finaliza o presidente. 

Ecoturismo

De areias brancas e macias, mar azul e limpo e ondas que esculpiram diversos atletas profissionais do surfe, não tem como negar que a praia de Maresias é uma atração à parte. Porém, o famoso bairro de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, tem também uma grande variedade de atrativos para os amantes de ecoturismo e aventura.

Uma das opções mais acessíveis é a trilha até a Paúba, vizinha a Maresias, que pode ser feita sem nenhum custo e por pessoas de todas as idades. O trajeto percorre dois quilômetros em um pequeno morro que separa as duas praias, é de intensidade leve e tem cerca de meia hora de duração. No caminho, dá para tirar lindas fotos, e do alto do morro, no mirante, é possível ver toda a extensão de Maresias,  além das ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

A entrada para o percurso é realizada dentro de um condomínio residencial, localizado no Canto da Barra, com acesso liberado para pedestres. É só seguir até o final da Avenida Francisco Loup, atravessar a ponte do Rio Maresias e acessar a estrada de paralelepipedos que dá início à trilha.

Apesar de possível de ser feita auto-guiada (turistas desacompanhados), a trilha Maresias-Paúba é um dos passeios ofertados pela MaresiasTur, agência local de receptivo, que oferece durante o percurso também a opção de realização de rapel em paredão de pedra entre as praias. Apesar de emocionante, a prática é indicada inclusive para crianças, e rende belíssimas imagens e memórias.

Bike Tour e cachoeira

Explorar as belezas naturais de Maresias de bike também é uma alternativa. Em meio à vasta vegetação do bairro, os amantes das pedaladas podem passar por lugares como o rio Maresias e afluentes, avistar uma grande diversidade de pássaros e árvores e, com sorte, outros animais como capivaras, gambás, lagartos e bugios, comumente encontrados na mata.

O passeio termina no Poço do Caetano. Composto por pequenas quedas d’água e piscinas naturais cercadas pelo verde da Mata Atlântica, o Poço é um lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza em Maresias. 

Para saber mais sobre Maresias e seus atrativos, acesse www.praiademaresias.com.br, ou siga a página @visitemaresias nas mídias sociais.

Aproveite a melhor experiência na natureza
A pousada Pé da Mata une a melhor experiência entre natureza e praia. Venha conhecer este local de bem estar, felicidade e momentos únicos.

R. Nova Iguaçu, 1992
Maresias - São Paulo - Brasil

contato@pedamata.com.br

+55 (12) 99770 - 3330
+55 (12) 3865 - 5019

Rolar para cima
Rolar para cima