História da Pousada
Conheça como nasceu a Pousada!
De Julho de 2023 até os dias atuais, a Pousada está arrendada e sob a responsabilidade administrativa de Daniela Santana e seu esposo.
Saiba como começou a história da Pousada:
1999 a 2019 – Gestão Ana, Dori, Martina e Thomaz – sociedade com amigos.
Do Encontro com a Terra/Mata, Construção e a Implantação
Dois casais de amigos chegaram àquele lugar e vislumbraram a possibilidade de construir uma pousada diferenciada naquela área da Mata Atlântica. Todos, com grande envolvimento, focaram e potencializaram gostos e habilidades para fazer acontecer a construção planejada pela Arquiteta Nanci, que contrataram para este projeto especial. Assim, com muito respeito planejaram a obra da forma menos invasiva possível, respeitando árvores centenárias e a vasta vegetação nativa, retirando somente o necessário e devidamente autorizado. Desta forma, prevaleceu o zêlo e respeito à natureza, do projeto das instalações, às escolhas do manejo autorizado das árvores. Ana e Dori, tomaram para si, desde a administração, a recepção, até os trabalhos do restaurante, com um cardápio sendo construído aos poucos, chegando a qualidade de um café colonial, considerado o melhor da região por muito tempo. Outro marco importante, desta fase, foi a solidificação da parceria com as demais pousadas da região. Integradas, auxiliavam umas às outras, entendendo que esta forma de cooperação, potencializaria o turismo local e junto com este grupo surgiu a Associação dos Pousadeiros e Hoteleiros, hoje conhecida como APHM. Como em toda implantação, os desafios foram inúmeros e, um tanto peculiares, próprios da região, necessitando do trabalho coletivo, o que fez nascer amizades que perduram até hoje. Em 2019, apesar de todo o amor e afetividade envolvidos nesta história de 20 anos, decidiram enfrentar outros desafios e iniciar novo ciclo na cidade natal, optando por vender a pousada. Desta negociação surgiu uma comunhão de ideias e conexão, entre a gestão que se findava e a nova, (preservação da natureza, respeito ao meio ambiente, atendimento humanizado) o que foi fundamental neste processo. Como Ana relata a Raquel, no meio da conversa “…a entrega da pousada para a próxima gestão, me faz lembrar de uma ideia de que a gente não é dono de nada, estamos apenas para proteger e cuidar da natureza e percebi que estava entregando a pousada para pessoas que também pensam assim e iriam continuar este cuidado… Temos a posse, mas não somos dono”.
Muito poderia ser dito mas este pequeno texto expressa o comprometimento e carinho em que foi gerada a Pousada e que ainda permanece e permanecerá com quem quer que venha dar continuidade a este legado neste pequeno Santuário da Natureza.
Novembro de 2019 á Julho de 2023 – Gestão Josinaldo, Rose, Claudinei e Raquel – sociedade com amigos
Do Sonho, Adequações, Pandemia e Luta pra Manter a Missão
Tudo começa com um sonho de um dia ter uma Pousada entre amigos, envelhecer juntos e viver propósitos e valores que comungavam desde quando se conheceram, há 30 anos atrás. Deste sonho surgiram muitas conversas e até projetos idealizados pelos amigos, mas o sonho virou realidade quando, Claudinei (esposo da Raquel) iniciou uma busca por comprar um apartamento na praia, já que gostava muito de natação em alto mar. Nesta busca surge um imóvel onde funcionava também uma Pousada. Pensaram …e porque não? Mas quem administraria e moraria lá? É neste momento que pensam nos amigos Jô e Rose, que depois de uma boa conversa, topam a aventura de sair de SP e assumem vir morar na Pousada e administrar de forma direta, enquanto Claudinei e Raquel continuariam morando em Jundiaí, dividindo esta gestão a distância. A caminhada pra definir a compra da pousada foi longa e esta primeira opção de compra não se concretizou mas a partir desta surgiram muitas outras para avaliar. Foram alguns meses de muita pesquisa e visitas de finais de semana que os casais amigos fizeram, descendo e subindo a Serra do Mar. Nesta viagens muitos sonhos e planejamentos pensados em mínimos detalhes de como seria ter e administrar uma Pousada. Reuniões dentro do carro, durante o caminho, em lanchonetes e nas paradas entre uma visita e outra com corretores oferendo oportunidades de negócio. Amizade, Talentos individuais, Dedicação, Boa vontade e muito amor foram os alimentos destas duplas pra iniciar a aventura. E, nesta jornada surgiu a Pé da Mata e o casal Ana e Dori vendendo a Pousada.
A partir deste momento, os casais iniciaram sua história com a Pé da Mata …foi amor a primeira vista e a natureza os abraçou de forma mágica e acolhedora. Logo depois Jô, Rose e Ana Clara (a filha formada em hotelaria e que os presenteou com muito conhecimento técnico e paixão), começaram a Administrar diretamente e viver uma intensa jornada, que durou até julho de 2021 e desta experiência temos também um pequeno depoimento da Rose: … “Sair de São Paulo e iniciar a Pé da Mata em Maresias com nossos queridos amigos Raquel e Claudinei, foi pra nós um sonho realizado. Chegamos pra morar e gerir a Pousada e tivemos uma linda temporada, de muito trabalho e sem entender ainda o que era aquilo.. aprendemos fazendo e depois, finalizada a temporada, quando sentimos que poderíamos dominar a gestão, veio a Pandemia e aí tivemos de mudar tudo pra poder proteger a todos, nossa família, funcionários e hóspedes. Isso tudo apenas 4 meses depois de nossa chegada e foi um grande desafio!!! Aprendemos muito, nos divertimos e fizemos tudo com muito carinho e dedicação e seremos sempre gratos por esta experiência. Foi uma linda aventura!
Em Julho de 2021 Jô, Rose e Clarinha se mudam da Pousada e foram morar em Canela/RS e o casal Raquel e Claudinei continuaram a gestão e estão até os dias atuais, prezando por manter vivo o sonho e o propósito que prima por qualidade no atendimento, hospitalidade e boas experiências em conexão com a natureza. A pousada tal como um organismo vivo, não deixou de funcionar um dia sequer nestes quase 23 anos, e a maior missão neste pedacinho da natureza é continuar a cuidar e respeitar quem nos dá tudo, a Mãe Terra, e manter viva a chama para impactar todos os que por aqui passarem. Só assim, o legado deixado por Ana e Dori estará sendo honrado. Sejamos nós ou outros que vieram e por aqui se instalarem, não importa quem, mas que se mantenha sempre o carinho e respeito a esta Mata e Natureza tão especial, que adorna e enriquece a Pousada Pé da Mata. E, todos que por aqui passam, independente do papel que exerçam, sejam hóspedes, funcionários, prestadores de serviços ou apenas um visitante, sintam-se também tocados e abraçados por esta força que emana desta Terra.
Nosso Propósito na Pousada Pé da Mata
Promover boas experiências conectadas com a natureza da Mata Atlântica e influenciar mudança de postura em relação a sustentabilidade
O que as pessoas falam sobre a Pousada
Conheça o depoimento de pessoas que já se conectaram com a natureza na Pousada Pé da Mata